sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Rouquidão em Gatos!?

Hoje perguntaram para minha mamãe se ela sabia porque os gatos ficavam roucos. Daí então, ela procurou na internet e achou uma matéria bem legal sobre o assunto para postar aqui no meu blog.

"Tranqüilos e chegados numa boa soneca, os gatos parecem os animais de estimação mais sossegados que existem.
Mas só parecem. Quem tem um (ou vários) sabe que, por trás da atitude zen, gatos estão sujeitos a várias situações de estresse.
Visitas em casa, saídas para o veterinário e o uso de um aspirador de pó provocam reações extremadas: os gatos podem soltar pêlos, esconder-se pela casa, miar incessantemente ou agir de forma violenta. Ou ter todas as reações acima ao mesmo tempo.
O gato sofre de estresse quando se sente inseguro, ameaçado, doente ou até mesmo entediado.
E as razões são muitas: gatos não gostam de ver ou de sentir a presença de um animal próximo a seu território; não gostam de mudanças em casa, como uma reforma ou a aquisição de novos móveis, ou mesmo uma nova casa; têm pavor de barulhos altos; são arredios a donos hostis; demoram a se acostumar com novas pessoas em casa e temem visitas.
O professor Carlos C. Alberts, especialista em comportamento de felinos, da Unesp de Assis, SP, explica que parte da ansiedade do gato vem do conflito entre sua adaptação doméstica e sua origem selvagem.
"Por um lado, o gato tem comida e abrigo oferecido pelo dono, mas, por outro, precisa exercer uma parte de seu comportamento fora de casa", explica.
"Quando estão na rua, os gatos domésticos de estimação encontram outros gatos, estabelecem relações sociais com eles, caçam, procuram comida, fazem a corte, os machos exercem sua territorialidade e as fêmeas, sua hierarquia", exemplifica.
"É bastante possível, do ponto de vista comportamental, que a falta de atividades fora de casa cause estresse", diz.
Para o comportamentalista Alexandre Rossi, "é como se os gatos fossem programados para levar um tipo de vida - se são colocados numa situação diferente, reagem".
Isso vai de um estímulo desagradável para o gato até a falta completa de estímulo, ou seja, o tédio. Por isso, é importante suprir essas necessidades com um enriquecimento ambiental.
"Quem mora num apartamento pequeno, por exemplo, pode dispor de uma janela para o gato olhar a rua, oferecer brinquedos, trazer cheiros diferentes e esconder comida pela casa", detalha Rossi.
As causas mais comumente associadas ao estresse do gato estão identificadas nas páginas a seguir, junto com algumas lições para minimizar os efeitos.
Se você tiver a oportunidade de conviver com o gato desde os primeiros dias de vida, a socialização irá deixá-lo mais seguro e pronto para novas situações ao longo de sua vida.
Caso isso não seja possível, duas lições valem para quase todas as situações de estresse:
1) o gato deve ter um esconderijo seguro, de preferência em lugar alto, e com os acessos sempre livres;
2) a caixa de transporte deve ser um ambiente agradável para ele, talvez até o lugar onde durma e, de vez em quando, receba petiscos.
Se o seu gato apresentar sinais de estresse de vez em quando, você não precisa ficar tão preocupado.
"Um pouco de estresse não fará mal nenhum ao gato; o que não pode acontecer é o estresse contínuo", aconselha o comportamentalista Alexandre Rossi, complementando que uma situação prolongada pode levar o gato à automutilação ou à rouquidão pelo miado excessivo.
"No caso de conflitos graves, procure um profissional da área de comportamento animal", acrescenta o veterinário e etólogo Mauro Lantzman, de São Paulo.
"É importante lembrar que sintomas de estresse também podem indicar doença", alerta a veterinária Marcia Rizzi, de São Paulo.
Entre esses sintomas estão os miados constantes, a apatia e, principalmente, a agressividade.
"Diferentemente dos cachorros, os gatos disfarçam a dor ou qualquer sinal de fraqueza, porque isso os torna vulneráveis para outros gatos", afirma Rossi.
Por isso, se os sintomas que você caracteriza como estresse persistem e não há uma causa definida, procure um veterinário rapidamente."

Fonte: PetBrazil

20 comentários:

Unknown disse...

ué ixi e sobre rouquidão? fala... Fala risossssss mas nao fala nada sobre rouquidão? poxa grrrrrrrrrr vim ate aqui pesquisando la fora e... e ai? é que meu gato esta rouco e as vezes tosse de ate afogar... e ai queria muito ajuda-lo (ajudar o gato) é que não tem veterinário "gratuito" deveria ter um SUS aos animais...

Renata disse...

É.. Deveria falar mais sobre rouquidão, não fala nada, praticamente! :/ Meu gato tbm está rouco, e estou buscando informações, mas estas não me ajudaram muito, infelizmente!

Bruna disse...

Falou que pode apresentar rouquidão por miar muito devido ao stress excessivo. Gostei muito do post, vou usar as dicas pois moro em ap pequeno..obrigada:)

Unknown disse...

Minha gata está rouca há dois dias e não é por miar excessivamente.

Unknown disse...

Minha gata está rouca há dois dias e não é por miar excessivamente.

Anônimo disse...

Não falou nada de rouquidão, só encheu linguiça

Anônimo disse...

Não falou nada de rouquidão, só encheu linguiça

Unknown disse...

nossa ... li todo o post achando que iria falar sobre rouquidão.... minha gata está rouca e não é por miar.... a materia está com a chamada totalmente errada.

Unknown disse...

Falou falou e não disse oque quero saber!

Unknown disse...

Gente o post fala sobre um dos motivos pelo qual o gato pode ficar rouco.. achei interessante pois o meu gato fica muito em casa, pode estar estressado sim.. :'(

Unknown disse...

Eu tbm entrei pq falava sobre rouquidão. Meu gato está rouco a dias, moro em casa, ele tem liberdade pra sair, as vezes passa dias sumido atrás de alguma gata mas depois volta. Ele não tem motivo pra se estressar. Sei q ele andou apanhando de algum rival nas andanças dele pq voltou machucado. Os machucados já sararam mas a rouquidão não passa. Gostaria mt de saber a causa.

Rose disse...

Gostei do texto apesar de não falar sobre rouquidão..RSS...mas fala de muitas outras coisas que irão me ajudar..

Unknown disse...

E a rouquidão??? kkkkk

Unknown disse...

A rouquidão não pode ser uma pneumonia???? Tratar gato é terrível!

Unknown disse...

Se vier acompanhado de espirros e infecção nos olhos, é Rinotraqueíte e mata!!! Por isso é tão ruim diagnosticar gatos

Unknown disse...

Vcs não entenderam pq falaram ao contrario, se o texto falasse da rouquidão dps do motivo TDs iriam entender, o texto fixou ótimo, algumas pessoas q não Entenderam!

Unknown disse...

E a rouquidão?

Unknown disse...

O mesmo acontece com o Meu! Vc conseguiu alguma resposta para o seu?

Gisela disse...

Achei o texto ótimo!
Quem está reclamando sobre rouquidão do gato, deve levar ao veterinário urgente, e não ficar procurando no Google. Há várias causas. Uma delas é a bronquite, que meu gato mais novo tem.
Se não for tratada, pode até matar.
Há vários locais com veterinariosa preços populares. Só procurar na sua cidade 😉

CINCO S[ECULOS DE ESPELHOS E MIÇANGAS disse...

HUMMM...SE O GATO EM VEZ DO MIÁU FAZ "MEARRR", CERTAMENTE ELE ADUIRIU A SINDROME " CM " ( CELSO DE MELLO ) EX: TAL SOA TARRR , MAL SOA MARRR , MIÁU SOA MEARRR, FATAL SOA FATARRR...DEIXE SEU GATO EM PAZ , ISSO É SÓ UMA FRESCURA PRÁ APARECER. boa sorte.